Atenção
Pesquisas Publicadas sobre o BrainHQ e Atenção
A capacidade de concentrar sua atenção sobre o que importa – e igualmente importante, ignorar o que não interessa – é muito mais importante do que você imagina. Quando você pode concentrar sua atenção numa conversa (enquanto filtra o ruído de fundo) e no mundo visual em torno de você (assim você pode identificar rapidamente o que você precisa e descartar o que não interessa), isso te ajuda você a se sentir afiado, conectado, e no topo. Além do mais, focalizar a sua atenção ajuda o seu cérebro a bombear substâncias químicas cerebrais que melhoram o aprendizado e a memória.
É essencial que o seu cérebro decida o que ele percebe, aprende e se lembra, e o que ele pode descartar. Por exemplo, se você está fazendo uma aula de espanhol, você quer ser capaz de se concentrar no que o professor diz para que possa responder ao que ele pergunta e então aprender. Você não quer que a conversa que os outros estudantes estão tendo ao seu lado possa te distrair e evitar que você aprenda o que os professores falam, nem muito menos você tem qualquer necessidade de se lembrar dessa conversa. Centrar a sua atenção é essencial para o sucesso na sala de aula.
Infelizmente, o foco de atenção é algo que pode sofrer como parte do envelhecimento normal ou de uma variedade de outras razões. Mas vários artigos sobre os exercícios do BrainHQ mostraram que o treinamento com o BrainHQ pode melhorar a atenção, tanto por ajudá-lo a concentrar-se quanto ajudando-o a filtrar o que não importa para você. Entre outras coisas, estes estudos demonstraram que o uso de certos exercícios do BrainHQ pode:
- Alterar significativamente o comportamento do cérebro de forma a melhorar a atenção visual seletiva (prestando atenção em informações importantes e filtrando informações irrelevantes)
- Melhorar a atenção espacial
Informações e citações de pesquisas sobre os efeitos dos exercícios do BrainHQ sobre a atenção.
“Modulation of non-spatial attention and the global/local processing bias”
Publicado em: Neuropsychologia
Autor principal: Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System
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“Neural plasticity underlying visual perceptual learning in aging”
Publicado em: Brain Research
Autor principal: Jyoti Mishra, PhD, University of California, San Francisco
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“Cognitive training and selective attention in the aging brain: An electrophysiological study”
Publicado em: Clinical Neurophysiology
Autora principal: Jennifer L. O’Brien, PhD, University of South Florida
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“Cross-training in hemispatial neglect: Auditory sustained attention training ameliorates visual attention deficits”
Publicado em: Cortex
Autores principais: Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System, Joseph M. DeGutis, PhD, Boston VA Healthcare System
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“Tonic and phasic alertness training: A novel behavioral therapy to improve spatial and non-spatial attention in patients with hemispatial neglect”
Publicado em: Frontiers in Human Neuroscience
Autores principais: Joseph M. DeGutis, PhD, Boston VA Healthcare System, Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System
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“The neural correlates of an expanded functional field of view”
Publicado em: Journals of Gerontology, Series B
Autor principal: Paige Scalf, PhD, University of Arizona
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“Neural plastic effects of cognitive training on aging brain”
Publicado em:: Neural Plasticity
Autora principal: Natalie T.Y. Leung, The University of Hong Kong
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